quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Encanto perdido.


   Construído em 1894, onde foi a primeira Casa de Alfândega de Pernambuco entre os séculos XVII e XVIII e até 1960 foi a Fábrica de Doces Amorim Ltda, o Mercado Eufrásio Barbosa tem 3.700 metros quadrados, uma planta retangular de piso único e fica localizado em um lugar privilegiado, na entrada do Sítio Histórico de Olinda (para quem vem de Recife).
    Foto de reprodução: artmajeur : Fotografo: JotaErre                      Foto de reprodução: Jornal de Olinda                                                                                  
Com uma caracterização ímpar, o Mercado Eufrásio Barbosa tem sua abertura em arcos plenos e frontão retangular, mesmo passando por reformar e aumentando sua originalidade, não descaracterizou-a.


No interior do Mercado, conta também com o Teatro Fernando Santa Cruz , que teria o intuito de exposições e grupos folclóricos. 





Mas, a área está com 60% interditado pela defensoria Civil

Foto de Reprodução: Diário de Pernambuco

   Quiosques artesanais, bares e restaurantes desativados, sem manutenção e as obras para a revitalização não têm mais previsão de início.   A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) diz que já foi aprovado o projeto de transformá-lo num centro de artesanato, cultura e lazer, mas espera a validação da Procuradoria Geral do Estado.

Porém, a Setur-PE diz não ter prazos para essa aprovação, até Agosto tinha uma estimativa que a reforma começaria em Outubro, mas após o projeto do Programa de Desenvolvimento do Turismo, a Prefeitura de Olinda sugeriu mudanças, e assim atrasa (ainda mais) o início da reforma.

Foto de Reprodução: CBN Recife
Sem a sua real funcionalidade e com a sua beleza ofuscada pelo descaso em volta do edifício, o Mercado Eufrásio Barbosa já não consegue mais atrair a atenção dos moradores, muito menos dos turistas .


O que foi sustentado no mercado, foi a sede do Maracatu Nação Pernambuco, que ocupa o espaço onde havia o forno da fábrica, e uma farmácia popular, nos fundos do teatro. E algumas festinhas movimentam o local durante os fins de semana, mas fora de uma agenda regular.


Como moradora de Olinda, não consigo me conformar ao passar todo os dias ali na frente e ver esse descaso, uma localização tão massa, um espaço que poderia ser transformado em um pólo cultural tão preciso, o teatro Fernando Santa Cruz podendo ter  apresentações artísticas, oficinas de artes...  ficar abandonado. 
Quando procuramos saber sobre a obra e o projeto, chegam com milhões de justificativas, que o projeto está pronto, regularizado, mas atrás de cada afirmação vem um "mas", "porém". 

O "porém" do momento é: não tem mais pra onde fugir, o Mercado precisa da revitalização com urgência, mais um identidade cultural está sendo perdida, colocada pra de baixo dos panos, melhor, pra de baixo dos papéis... Daqui a pouco vão querer construir prédios no lugar.






O Mercado Eufrásio Barbosa está localizado a Av. Joaquim Nabuco, s/n – Varadouro, Olinda - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como em qualquer rua, as conversas entre vizinhos, a fofoca ou apenas contemplar a paisagem - seja ela qual for, é comum e sempre bem vindo. Então fica à vontade.