quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Não perca seu lugar ao sol.

"Recife alcança um céu de concreto armado.
 Arranha-céu
Paisagem urbana
De cimento e lama
Sol enquadrado
Que nunca vai brilhar aqui no meu quintal." 

Armazém do Cais José Estelita - 1999  /  Foto de Reprodução: NippoBrasil
O post de hoje vai ser um tanto quanto comemorativo, mas por uma causa não tão boa assim. 

O clipe Arquitetura de Vertigem, do cantor Pernambucano China, foi pré-selecionado para o International Music Video de Parisque esse ano na sua 10º edição, homenageará o Brasil.

O clipe faz um protesto a uma ação que aconteceu no primeiro semestre desse ano em Recife, o projeto Novo Recife, que tinha como finalidade derrubar o Armazém do Cais José Estelita, uma área de 10 hectares, para fazer um "empreendedorismo imobiliário" orçado em R$ 800 milhões e prevê (ou previa) a construção de 12 torres com até 40 andares.

E não foi só o China que revelou sua "revolta" pelo caos que se tornou em volta do Estelita, após essa derrubada inesperada, o Cais foi literalmente ocupado. A revolta era traduzida em atos de amor pelo Cais (claro, tinha gente ali no meio que só foi na onda, pra dizer que foi) e pelo Recife, vendo em conta que tal projeto de uma forma ou de outra, acabaria empatando a vista e mudando o pouco que nos restou da parte mais apaixonante do Recife, de nos sentir na década de 60.


Foto de Reprodução: Direitos Urbanos

Vários artistas assumiram seu total apoio pelo #OcupeEstelita, alguns participaram de movimentos de expressão cultural, que tinham quase todos os domingos, fazendo shows (gratuitos, claro), nomes como o Otto, Marcelo Jeneci, Tibério Azul, Criolo, Lirinha, DJ Dolores, Anjo Gabriel, Som na Rural e o próprio China, deram o ar da graça e do talento no #OcupeEstelita.


Foto de Reprodução: Carta Maior

Essa foi a causa pelo qual o China fez a letra Arquitetura de Vertigem, e pra quem conhece sabe, que todos os trabalhos dele tem esse direcionamento a cultura e seu desenvolvimento. O clipe conta com imagens que foram cedidas por vários cineastas que cobriram todo o movimento, que faz um buruçu de alegria, cultura, protesto e opressão, e o que também embeleza o clipe são os cortes rápidos de vários ângulos do Cais.

Se tu não viu o clipe, dá uma olhada aí, minha jóia

                         

    "Proteja-se, o céu não vai lhe deter (...) Não perca seu lugar ao sol."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como em qualquer rua, as conversas entre vizinhos, a fofoca ou apenas contemplar a paisagem - seja ela qual for, é comum e sempre bem vindo. Então fica à vontade.