sábado, 15 de agosto de 2015

Tem um pouco de frevo nesse amor

Aqui em Pernambuco a gente cresce ouvindo frevo. Não tem jeito! Gostando ou não, pernambucano conhece nem que seja só Vassourinhas - mesmo que não saiba que conhece, a pessoa conhece, vai por mim. É nessa hora que eu agradeço por ter nascido na terra onde o frevo ferve ao sol do meio-dia, sabe?!

O frevo tem um quê de alegria, tem um toque de nostalgia, de amor e saudade. O frevo mexe com as emoções, traz o amor a flor da pele, e você não se importa se escuta aquela música há vinte anos. Ela vai continua sendo linda, vai te animar, te emocionar e você só vai querer que a quarta-feira-ingrata chegue bem devagarzinho.

O frevo da época de Vovó Dulce, quando painho ainda era criança, embala hoje meus carnavais. Esse tal ritmo que traz lembranças, desperta memórias e nos faz criar novas histórias no mês de fevereiro tem um cantinho todo especial no centro do Recife. A primeira vez que eu fui ao Paço do Frevo estava tocando uma música que eu ouvia desde criança na casa de vovó, não vou lembrar a música agora, mas na hora eu soube que eu estava em casa.


Mas aí tu me pergunta: - Dani, o que danado é esse tal de Paço do Frevo? É um museu? É um equipamento cultural? É o quê, hein?
E eu te respondo na maior vibe estudante de humanas: - Cara, o Paço é amor. 


Sério. O Paço reúne um material riquíssimo sobre esse ritmo pernambucano que é um Patrimônio Imaterial da Humanidade, nem sou eu que tou dizendo, visse?! Isso foi Unesco. - a gente começa por aí; os ambientes do Paço são visualmente muito bonitos e convida a gente a ficar mais um pouquinho, isso sem mencionar a vista do último andar... ; é um espaço de difusão cultural que proporciona através de escolas de música e dança, workshops, encontros, debates, shows, a exposição permanente sobre a história do frevo, dentre outras atividades, que o público entre em contato com toda essa história e tenha novas experiências. 

E aí a gente compartilha com quem a gente ama. Independente da idade! 
A galera não resiste e registra cada pedacinho de lá.
A tal vista do último andar...

Pronto! Viu quanta coisa acontece nesse local?! É por isso que visto a camisa do Paço e convido e indico os coleguinhas a irem! Afinal, é tão bom compartilhar esses pedacinhos de amor que existem em nossa cidade, né?! Então, fica aqui o convite pra vocês conhecerem ou voltarem lá. O convite e indicação fica também pras amiguinhas que sempre estão por lá, olha que não fomos esse mês ainda, hein? E pro amiguinho cabuloso, que nem vai ler esse post, mas que sempre implica com o nome do Paço. Rapaz, vá conhecer o Paço que eu tô ligada que tu vai gostar. ;D  

Deixamos nosso nome registrado por lá. 8)

Onde: Praça do Arsenal da Marinha, s/n
Horários: 
Terça, Quarta e Sexta - das 9h às 18h
Quinta - das 9h às 21h 
Sábado e Domingo: das 12h às 19h
Preço: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)

Lembrando que: dia de segunda-feira ele não funciona e que nas terças a visita é grátis.



Imagens: Dani Vieira / Acervo Rua do Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como em qualquer rua, as conversas entre vizinhos, a fofoca ou apenas contemplar a paisagem - seja ela qual for, é comum e sempre bem vindo. Então fica à vontade.