quarta-feira, 15 de julho de 2015

Estação Central Capiba - Museu do Trem

Para quem gosta de visitar equipamentos culturais, a região central do Recife é o lugar. Tem museu sobre arte moderna, frevo e sertão, tem exposições, tem fortes históricos.. uma infinidade de coisas legais! E aí que nós, do Rua do Sol, entramos. Nossas cidades tem tanta coisa massa e que, às vezes, passam despercebidas, sabe? E um dos nossos objetivos é mostrar um pouquinho desses lugares, dessas coisas, dessa vibe pernambucana.
Foto: Costa Neto/ FUNDARPE
O equipamento do post de hoje é a Estação Central Capiba! Localizada no centro do Recife, a estação ferroviária  funcionou nos séculos XIX e XX. Hoje ela é sede do Museu do Trem - que funcionou entre os anos de 72 e 83. Ambos passaram muitos anos inativos, mas em dezembro do ano passado, voltaram a receber o público!
Foto: @danivieiira
Foto: @danivieiira
Essa escada!  Foto: @danivieiira

Foto: @danivieiira
No museu, a exposição "Chegada e partida - A memória do trem em Pernambuco" conta um pouco da história do trem no nosso estado. São mais 500 peças de estações antigas que nos levam a uma viagem no tempo. 
Depois da reforma, o equipamento ganhou recursos tecnológicos e equipamentos multimídia. Foto: @danivieiira
Foto: @danivieiira
Foto: @danivieiira
Foto: @danivieiira
Foto: @danivieiira
Foto: @danivieiira
Foto: @danivieiira
A Secretaria de Cultura disponibilizou esse vídeo que mostra um pouquinho do Museu do Trem e traz uma pequena fala de Márcio Almeida, gestor do Museu.

Duas coisas que o gestor falou e vale ressaltar:

1 - De fato, o museu é bem localizado. Então, não tem desculpa! :)
2 - A forma que o acervo trabalha com a memória afetiva de alguns visitantes. Esse despertar de memórias, essa vivência que traz lembranças à tona é algo realmente mágico, eu diria. O centro de Recife já tem esse ar nostálgico, e esses equipamentos culturais só fazem contribuir. Quando visitei o Museu do Trem não senti nada disso - olha destruindo tudo o que eu mesma escrevi nas linhas a cima. haha Gostei do museu, mas ele não me remeteu a nada. Nesse quesito, só outro museu lá do centro consegue essa façanha, o Paço do Frevo. Vocês conhecem? ♡ Ele vai ser tema de post semana que vem aqui no blog, hein?! Já vi algumas pessoas vibrarem de emoção, quase chorarem no Cais do Sertão. (Né, dona @ruadasbobas ?) 

Recife é uma cidade que abriga muitos espaços culturais, lugares esses que guardam um pouco da história do nosso estado, da nossa cidade, de alguns moradores ilustres e que tudo isso se mistura e se confunde com as nossas próprias histórias de vida.

Foto: @danivieiira

Estação Central Capiba - Museu do Trem
Rua Floriano Peixoto - s/n
Bairro de São José - Centro do Recife
Entrada gratuita
Terça a Sexta: 9h às 17h
Sábados e Domingos: 10h às 17h

2 comentários:

  1. Poxa, muito legal o post! E nem sabia que já estava aberto o museu, vou tirar um dia para visitar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visita sim, Euclides! Acho que tu vais gostar, ele é bem legal. :D

      Excluir

Como em qualquer rua, as conversas entre vizinhos, a fofoca ou apenas contemplar a paisagem - seja ela qual for, é comum e sempre bem vindo. Então fica à vontade.