segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Mas por que: Rua da Aurora

Hoje o assunto é uma das ruas mais bonitas e conhecidas da cidade. Para o primeiro "Mas por que" trago a minha querida Rua da Aurora!



O "Mas por que" surge da nossa curiosidade com relação aos nomes das ruas que nos cercam, e conquentemente com toda história que envolve esses logradouros. Sabendo dos nomes das nossas ruas, e duas histórias, é possível ter uma boa dimensão da história da própria cidade. Esse é o primeiro post do blog com essa temática, e é bem verdade que nada mais justo, se vamos falar de ruas, falar das que inspiram o nome do blog. Mas em casos assim, a justiça que eu trabalho é a do meu sentimentalismo, perdoe-me, eu não resisto a um mi mi mi. Por isso, a rua escolhida de hoje é a minha preferida. Costumo dizer que a coisa que mais gosto na Rua do Sol, é a vista para a Rua da Aurora. Então, hoje eu vou contar "mas porque" o nome ser Rua da Aurora!


A rua que fica na Cidade do Recife, no Bairro da Boa Vista, para ser mais exata, abriga edificações conhecidas. Como por exemplo: O Cinema São Luiz, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, o Ginásio Pernambucano e a Assembléia Legislativa de Pernambuco. Ela abrigou também edificações como a Prefeitura do Recife e o Clube Internacional do Recife. Hoje, localizados na Avenida Cais do Apolo e na Rua Benfica, respectivamente.

Antigamente, o terreno era pantanoso e propriedade particular. Foi há quase duzentos atrás que começaram a construir a rua. No início chamada de Rua da Aurora, depois, Rua Visconde do Rio Branco, e depois tomaram juízo, bom senso, bom gosto e vergonha na cara e voltaram a chamar de Rua da Aurora. Com seus casarões e monumentos, é possível sentir um pouco o Recife de outrora. 


Mas por que o nome da rua é esse, gente? Então, o nome se deu pelo motivo de todas as casas serem voltadas para o leste, o nascente. Ela recebe os primeiros rais do sol.Vê mesmo, minha gente. Como eu disse a cima, eu não resisto a um mi mi mi, e achei isso a coisa mais fofa do mundo. Na verdade, esses nomes poéticos de muitas ruas do Recife é um amor só! Rua do Sol, da Aurora, da Saudade, do Sossego (..,)

Além das edificações famosas, encontramos na Aurora a escultura do caranguejo gigante feito de lata - em homenagem ao manguebeat, o monumento Tortura Nunca Mais - em homenagem as vítimas da ditadura militar, a estátua em tamanho real do escritor João Cabral de Melo Neto e do Manuel Bandeira.

Com esse nome e essa vista, é claro que a Aurora inspirou muitos músicos, poetas, artistas da nossa da terra, de forma geral. Foi palco para diversos curtas metragem, para o longa - aclamado e polêmico - Febre do Rato, do diretor pernambucano Cláudio Assis. Fez parte de poemas do Manual Bandeira, das músicas do Antônio Maria e Alceu Valença. Enfim, para os moradores da Região Metropolitana do Recife, a Rua da Aurora é uma velha conhecida. Se você, por qualquer motivo que seja, ainda não conhece, quando tiver a oportunidade, conheça. 


(...)
Rua da União...
Como eram lindos os nomes das ruas da minha infância
Rua do Sol
(Tenho medo que hoje se chame de dr. Fulano de Tal)

Atrás de casa ficava a Rua da Saudade...
...onde se ia fumar escondido
Do lado de lá era o cais da Rua da Aurora...
...onde se ia pescar escondido
(...)

(Evocação do Recife, Manuel Bandeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como em qualquer rua, as conversas entre vizinhos, a fofoca ou apenas contemplar a paisagem - seja ela qual for, é comum e sempre bem vindo. Então fica à vontade.