sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Aqui o negócio é mais quinhentos!

Eis que é chegado o dia em que se comemora o Halloween! Todos sabemos onde se comemora mais, e sabemos que o brasileiro até tenta aderir a onda, mas a comemoração ainda não tem tanta força assim. Pelas bandas daqui, essa historinha de vampiro, bruxa, não sei o quê, é muito mainstream. Pernambucano que é pernambucano, veste a camisa da Perna Cabeluda e quando passa pela praça Chora Menino tem medo de gente viva e morta. Vixe! O post de hoje traz sete lendas urbanas para te deixar no mínimo curioso (a). 


1º A Perna Cabeluda
Vai dizer que tu nunca ouviu falar nela?! Umas das lendas mais conhecidas do estado - e que ainda mantém-se viva na mente de muitos pernambucanos é a lenda da Perna Cabeluda. Já fizemos um post sobre ela aqui no blog (Confira em:A lenda da Perna Cabeluda). Confesso que acho uma
lenda cômica, mas quando escuto relatos de quem viveu a época dos boatos, minha gente, eu teria medo fácil, fácil.

2º  O Palhaço do Coqueiro
Essa lenda vem lá do Janga, perguntei a um morador de lá - super parceiro da nossa equipe, para saber relatos dos moradores, mas até o fechamento desses post ele não respondeu (Acho que ele não é tão parceiro assim ha ha). #poxakauan

Reza a lenda que um certo rapaz que era palhaço, filho de palhaço famoso, não obteve sucesso na carreira como o seu pai. O que o levou a loucura e a fugir do circo. Todas as noites de lua minguante ele sobe na árvore para que possa ver a lua sorrindo para ele. Porém, quando alguma nuvem atrapalha a sua vista, ele desce da árvore para observar os sorrisos das pessoas, e se encontrar alguém sem sorrir, o rapaz prontamente começa a fazer palhaçada. Mas aí que o negócio complica, amiguinhos. Se a pessoa não sorrisse ele a hipnotiza, bate nela, e exigi que a mesma sorria. Não sei por que, mas de uma hora para outra comecei a achar palhaços extremamente engraçados, inclusive já estou comprando meu cd de Patati e Patata.  

3º Cumade Fulôzinha
Ta aí outro nome que marcou gerações. Oxe, quem nunca teve/tem  medo dela?
O espírito de uma cabocla com longos cabelos, que habita nas florestas da Zona da Mata Norte e protege a mata, caso alguém não respeite a floresta , ela pode dar uma surra com os longos cabelos no sujeito ou fazer com que ele se perca. Dizem que se assoviar na floresta, ela aparece.

4º A Emparedada da Rua Nova

Dessa lenda, li duas versões. A primeira que diz que um homem enterrou sua amante entre duas paredes da sua casa. E pela tal mulher participar de eventos da sociedade, logo foi notada a sua falta. Desde então rola esse mistério na Rua Nova. 
E a segunda, na Revista Continente:
A emparedada da Rua Nova retrata o drama de uma jovem, filha única de uma família abastada, que engravida de um malandro chamado Leandro – o mesmo que seduz sua mãe. Para não passar por constrangimentos (era o final dos anos 1800, não custa lembrar), Jaime, o poderoso chefão da família, tenta casá-la com um sobrinho seu. Mas, como o rapaz se recusa, ele condena a filha ao fim trágico: manda “emparedá-la”, viva, em seu próprio quarto. O sobrado da Rua Nova, no centro do Recife, onde a trama macabra foi ambientada, ainda está de pé. E, ao longo dos anos, não faltaram relatos de pessoas que dizem ter ouvido gritos, choros, móveis arrastados e batidas nas paredes. 
Eu não sabia, mas foi essa lenda que inspirou a tão comentada série da Globo "Amores Roubados". (No final do post, tem o link para a matéria na Revista Continente que fala sobre)

5º Rio Capibaribe
A quem diga que o famoso rio possuem almas penadas que pedem socorro. Foram suicidas, banhistas que não resistiram a força da correnteza... e quem se aproxima da margem em áreas mais "esquisitas" é possível vê-los com expressão angustiada. 

6º A Cruz do Patrão
Em uma cidade como Recife - capital das assombrações, um ponto ser conhecido como "o lugar mais mal assombrado", creio que o bichinho não seja fraco, viu?!

A Cruz do Patrão é uma coluna de alvenaria que fica entre os fortes do Brum e do Buraco. Lá eram enterrado escravos e houve relatos de fuzilamento de militares condenado à pena capital, rituais realizados por feiticeiros, além de afogamentos e tantas outras histórias sem final feliz. Imaginem o clima do local! A quem diga que é possível ouvir gemidos e lamentos, ou até mesmo ser perseguido pelos vultos. 
Arqueólogos da UFPE chegaram a fazer escavações no local, mas só encontraram ossos de animais domésticos - nada que desse indício de que ali era um cemitério.

Ok, foi a que me deu mais medo e pretendo ir lá nunquinha da silva. Sou dessas.
Quem se interessou, recomento ler o link do Recife Assombrado que está no final do post.

7º Praça Chora Menino
O nome da praça já é levemente sugestivo, não achas? Pois então, a Praça Chora Menino, localizada no Bairro da Boa Vista - Recife, serviu como cemitério para os mais de trezentos corpos das vítimas da Setembrizada, uma revolta que aconteceu em 1831. 

Crédito: Diário de Pernambuco
Dizem também outras duas versões: Que senhores de engenhos matavam os filhos de suas escravas e jogavam os corpos nesse terreno, na época um sítio. E que bruxas matavam as crianças em sacrifício, no local.

O negócio é: Quem passa pela praça altas horas da naiti pode ouvir choro de criança. Já disseram que era trollagem de estudantes ou até mesmo o coaxar de sapo que lembra choro de criança. Mas é claro que quem ouviu o choro não vai acredita nessas versões. 


Existem muuito mais lendas, boatos e histórias. Volta e meia essa temática aparecerá aqui no blog, fica de olho! 

Mainha sempre diz que "Quando o povo diz: ou é, ou foi ou tá pra ser", então, por via das dúvidas, cuidado aí, visse? 

Para quem gosta do assunto:
  •  Vale ficar de olho no projeto de Sensibilização Turística da Prefeitura do Recife que promoverá passeios mensais pelos principais pontos do "Recife Assombrado". 
  • Outra dica é o 4º Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco que vai rolar na Universidade Federal de Pernambuco, em dezembro. 
  • Procurar os livros "Assombrações do Recife Velho" de Gilberto Freyre e "Folk-Lore Pernambucano" de Pereira da Costa, é algo muito válido também.

Além, é claro, das fontes de pesquisa para que possam ler mais sobre :


As fotos que estão sem créditos foram retiradas do Google e não possuem créditos na imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como em qualquer rua, as conversas entre vizinhos, a fofoca ou apenas contemplar a paisagem - seja ela qual for, é comum e sempre bem vindo. Então fica à vontade.